Introdução
As plantas daninhas competem por nutrientes, água e luz solar com as culturas cultivadas,e por isso devemos fazer o seu controle de maneira eficiente sem prejudicar a cultura e com contaminação mínima do meio ambiente.
Existem milhares de espécies de plantas daninhas diferentes. Elas são divididas em dois grupos: as de folha larga (dicotiledôneas) e as de folha estreita ou fina (monocotiledôneas). Essa classificação é importante pois hoje no mercado existem varias moléculas de herbicidas que são seletivos a uma dessa classificação. Como exemplo o ingrediente ativo (i.a) 2,4-D amine é seletivo à plantas monocotiledôneas, e devido a isso ele é muito utilizado nas culturas de pastagem, milho, sorgo, arroz, trigo, etc. Um exemplo de i.a seletivo à plantas dicotiledôneas é o haloxifobe metil, sendo indicado para as culturas da soja, feijão e algodão.
Dicotiledôneas (folha larga)
Como o próprio nome diz, são as plantas que apresentam sementes com dois cotilédones. Os cotilédones é a estrutura da semente responsável em fornecer alimento, energia para o embrião e plântula em seu desenvolvimento inicial até que a fotossíntese se inicie e seja capaz de alimentar a planta.
A raiz desse tipo de planta é do tipo pivotante. As raízes pivotantes apresentam uma raiz principal que é a mais grossa e dela saem varias raízes secundárias bem finas que apresentam uma grande superfície de contato com o solo e são extremamente eficientes na absorção de aguá e nutrientes da solução do solo.
As folhas são do tipo reticulada. As folhas reticuladas apresentam várias ramificações das nervuras, ficam parecendo uma teia de aranha ou uma rede de pesca.
Alguns herbicidas (produto comercial) que contem o i.a 2,4-D (controla folhas largas):
Exemplo de plantas de folha larga: Caruru, leiteiro, mamona, corda de viola, lingua de vaca, amendoim bravo, fedegoso, angiquinho, xique-xique, pega-pega, anil, cordão de frade, urtiga mansa, guanxuma, malva branca, malva veludo, etc....
Monocotiledôneas (folha estreita)
As monocotiledôneas tem sementes com apenas um cotilédone. Não conseguimos separa-la em duas como conseguimos nas dicotiledôneas.
O tipo de raiz que encontramos nas plantas monocotiledôneas é do tipo fasciculada ou conhecida popularmente por raiz em cabeleira, não apresenta uma raiz principal, suas raízes iniciam em um mesmo ponto em comum.
Já as folhas apresentam nervuras paralelas umas com as outras, esse tico de folha é chamada de paralelinérvea.
Alguns herbicidas (produto comercial) que contem o i.a haloxifobe metil (controla folhas estreitas):
Exemplos de plantas daninhas de folha estreita: Capim carrapicho, grama seda, mão de sapo, capim colchão, capim amargoso, capim arroz, capim pé de galinha, capim orvalho, capim chorão, trigo bravo, capim marreca, capim mimoso, azevem, etc...
0 comentários