"Guerra" Contra As Plantas Daninhas

Por ,

O que são?
As plantas daninhas são aquelas que competem luz solar, nutrientes, água e espaço com determinadas culturas, trazendo prejuízos para o produtor rural. As mais comuns são: Mamona, corda de viola, capim colonião, capim colchão, braquiária, melão de são caetano, mucuna preta, entre muitas outras.

Fatores que aumentam a população
Os fatores de aumento populacional podem variar de cultura para cultura, aqui vou utilizar como exemplo a cana-se-açúcar. Podemos citar:
*Redução da queima: Hoje sabe-se que o numero de queimadas foi reduzido dando espaço para a colheita mecanizada. O fogo pode "matar" sementes de algumas especies, mas também pode facilitar na dispersão de outras, portanto a redução da queima é um fator de aumento populacional.
*Colhedoras: Elas podem ser um agente disseminador para daninhas que possuem frutos maduros que estão ligados à planta-mãe (trepadeiras).
*Aumento do espaçamento entre as linhas: Com a aplicação dessa técnica para facilitar a colheita mecanizada, houve uma diminuição na competição de luz solar, nutrientes, água e espaço, facilitando o desenvolvimento de plantas daninhas.
*Implementos e Máquinas: Os equipamentos agrícolas podem transportar sementes de uma região para outra.

Prevenção
- Manter os implementos e tratores limpos (livres) de sementes;
- Monitoramento frequente das áreas cultivadas;
- Manter corredores, estradas rurais e cercas limpas;

Métodos de combate
Os mais utilizados são: Herbicidas (químico) que dependendo da espécie de daninha e quantidade populacional, mais que uma aplicação pode ser necessária. Outro tipo de combate, ainda muito utilizado é o manual (capinamento)

Fonte da imagem: http://agro.gazetadopovo.com.br/noticias/coamo-tenta-deter-capim-amargoso/

Postagens Relacionadas

0 comentários